Tão importante quando quanto a instalação de uma rede, são os testes de certificação que demonstram se a rede está ou não disponível para o uso. Essa certificação do cabeamento deve ser realizada antes da rede ser ativada, pois, após a ativação da rede, torna-se muito difícil localizar a causa de um eventual defeito que possa surgir. Além disso, existe o inconveniente de desativar toda a rede ou parte dela.
A certificação de uma rede envolve uma série de testes que avaliam os parâmetros do cabeamento. Na prática, esses parâmetros demonstram a qualidade geral do cabeamento de uma rede local. Podendo garantir um ótimo desempenho para o qual a rede foi planejada.
Para efetuar-se a certificação, utilizamos um equipamento específico devidamente calibrado capaz de detectar possíveis falhas seguindo as normas TIA/EIA 568B. Após toda análise é emitido um relatório de testes, com o resultado do teste e dos parâmetros avaliados; Esses relatórios são úteis para anexar a documentação que deve acompanhar o projeto da instalação (as built); além disso, poderá servir para uma posterior verificação do teste realizado.
O que analisamos:
- Comprimento do Cabo
- Mapeamento dos Condutores
- Atenuação
- Paradiafonia
- Impedância Característica
- Resistência do Cabo
- EL-FEXT, Return Loss e Skew Delay
- Next
- Entre outros teste.